Ruína do Futuro: vídeo-dança de Dorottya Czakó e Ramon Zagotto

Sair
Ruína do Futuro

2022 / Video-Dança, 4’51’’


Dorottya Czakó, Realizadora & Argumentista
Ramon Zagotto, Diretor de Fotografia
Bárbara Veronez & Gabriela Moriondo, Performance
Bárbara Veronez, Voz
Andressa Freitas, Assistente de Câmera
Marcus Neves, Designer de Som & Banda Sonora Original
Ramon Zagotto, Editor e Colorista

Ruína do Futuro (2022) foi produzido na ocasião do evento Cais + Artes em Vitória, Brasil, organizado e financiado pela Universidade Federal do Espírito Santo e pela Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo.

Sobre

Com realização de Dorottya Czakó (n. 1990, Hungria) e direção de fotografia de Ramon Zagotto (n. 1988, Brasil), Ruína do Futuro encena uma relação corporal com um museu em desenvolvimento cujas obras encontravam-se há 10 anos abandonadas. O Cais das Artes, localizado na cidade de Vitória, no litoral do Espírito Santo, Brasil, teve sua construção interrompida e legalmente embargada, tornando-se um símbolo local de má gestão política, corrupção e falsas esperanças. As obras foram retomadas apenas em maio de 2024.

Através dos movimentos de Bárbara Veronez e Gabriela Moriondo, Ruína do Futuro destaca o contraste gritante entre a arquitetura brutalista do edifício e a fluidez da beira-mar de Vitória, com sua urbanicidade contornada pelo vento e suas águas calmas. A videodança resultante desta manifestação corporal destaca a intenção dos artistas em ocupar para ressignificar o espaço urbano. Considerando que o investimento de quase 60 milhões de euros no Cais das Artes nunca contou com a participação ou aprovação da população local, esta apropriação artística passa a ser em si um gesto político.

Curadoria: Lia Carreira
Design de Exposição: Seth Weiner & Bernhard Garnicnig
Design & Comunicação: Paulina Seuling

Apoio: República Portuguesa - Cultura / DGARTES – Direção-Geral das Artes.
Esta exposição online é parte do projeto do PdBA Lisboa, Espacialidades Digitais.

Mute / Unmute
Play / Pause
Audio Caption
AD))